Sobre pulos e chuva

 

Cada uma dessas fotos tem uma historinha.

A primeira foto foi em Brasília, no ano passado. Houveram inúmeros incêndios nos 124 dias sem chuva que tivemos. Este da foto foi assustadoramente perto de casa. Os bombeiros demoravam a chegar, e nós, moradores da região, fizemos o possível com o que tínhamos: mangueiras, baldes, extintores. Por sorte, ninguém se machucou ou perdeu a casa. Esses meninos são meus vizinhos.

A segunda foi em Branquinha, Alagoas, logo depois das enchentes de junho 2010 que mataram 27 e desabrigaram 53 mil no estado. Uma amiga ficou muito tocada com a situação e quis, de aniversário, convocar amigos a voluntariar com ela in loco em vez de presentes. Fomos em três num Palio, de Brasília até Maceió. Lá, trabalhamos no Corpo de Bombeiros fazendo triagem de donativos e montando kits emergenciais a serem distribuidos pelos municípios atingidos. Branquinha se encontrava completamente devastada. Nos deram cartilhas para ler a pessoas em um abrigo improvisado em uma escola. Essa foto foi bem em frente ao abrigo. O relato que fiz da experiência na época pode ser lido aqui. Ainda não havia me assumido totalmente como fotógrafa então, e essa viagem contribuiu muito para que eu o fizesse.

Para quebrar o clima de pulinhos trágicos, uma foto divertida. Nem todo final é feliz, mas este vai ser. A terceira foto foi em Londres, em 2008, durante um piquenique que acontece anualmente em homenagem ao escritor inglês PG Wodehouse. Acordei no hotel ao som de jazz. Olhei pela janela e vi, no parque em frente, gente sentada na grama, comidinhas, barraquinhas, bandinha. Corri pra me juntar a eles. Tinha gente vestida à moda da época e gente jogando crocket. Jazz preenchia o ambiente, a luz estava incrível. E não choveu um dia sequer durante a semana de minha estadia.

Chuva demais, chuva de menos, chuva na medida certa. Hoje chove em Brasília.

Anúncios

6 comentários

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s