Exposição | O Menor Metro Quadrado

 

Estão todos convidados para a abertura d’O Menor Metro Quadrado, onde mostro não só 4 fotos da série como também a série Praianas I.

Vai ser quarta, dia 2 de outubro, às 20h, na Pinacoteca, Rua da República 409, meu lugar preferido do mundo.

O Menor Metro Quadrado é uma alegoria ready-made, onde relações afetivas e ambientais são colocadas em perspectiva. Residentes de um decadente projeto imobiliário ruminam suas pequenas agruras, que tomam proporções descabidas dentre quatro paredes e causam imenso sofrimento a seus diminutos corações. A plasticidade e dimensão reduzida dos protagonistas nos distanciam da identificação ou empatia com seus dramas cotidianos, aos quais qualquer cidadão é sujeito. As imagens são um bem humorado simulacro de nossas próprias relações cotidianas.

As quatro fotografias da série O Menor Metro Quadrado expostas na Pinacoteca são finalistas do Situações Brasília – Prêmio de Arte Contemporânea do Distrito Federal.

Praianas I justapõe corpos humanos no ambiente em uma geometria perpendicular: a figura humana vertical intervém no plano horizontal. Os indivíduos são dispostos em suaves padrões coincidentes, uma coreografia desproposital, da forma natural com que interagimos com dado ambiente. As fotografias traduzem a singular quietude de espírito que apenas a maresia proporciona, enquanto, em alguns momentos, apontam a incômoda obrigação do compartilhamento do espaço com nossos similares. Existe espaço pessoal dentro de um espaço coletivo, e onde fica a linha imaginária entre um e outro? O espaço que ocupamos é sujeito a um senso de propriedade momentâneo, mutável. Pensamos possui-lo, mas o mar é maior. Para ele, somos apenas massas de carne.

A série Praianas I é finalista do 4o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia do Pará.

As fotos estarão na Pina até 31 de outubro.

Anúncios

1 comentário

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s